quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres- VII




Userhat (TT56), foi um escriba real na época de Amen-hotep II (XVIII dinastia).
Magníficas pinturas murais onde se destacam cenas do funeral do próprio Userhat, e cenas do quotidiano, como as dos trabalhadores descansando enquanto um barbeiro está a cortar o cabelo a outro, e a cena em que o proprietário do túmulo, se apresenta caçando enquanto é conduzido por carro puxado por cavalos (como se fosse um faraó ;-).





Aqui fica um excelente link, para uma documentação mais completa.


http://www.osirisnet.net/tombes/nobles/ous56/e_ouserhat56_01.htm







...................................................







5 comentários:

  1. Jorge, atenção que a numeração está mal;-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo, acho que ainda estou sob o efeito da tua múmia... hehehe...

    ResponderEliminar
  3. Help me! Quis aumentar a primeira gravura para a ver melhor em detalhe e não consigo. Claro que eu conheço muito bem essa imagem e posso observá-la noutras fontes, mas também penso nos leitores que queiram fazer o mesmo e não consigam.

    O link que aqui propõe o nosso sunu tem qualidade e fornece informações muito detalhadas sobre esse túmulo do «Vale dos Nobres».

    ResponderEliminar
  4. Eu bem queria ajudar, mas só encontrei esta linda imagem, que infelizmente é pequena, já tentei encontrar outra, mas... (nada)
    Aliás é bem aborrecido, as dificuldades que os fotógrafos amadores têm para conseguir imagens dentro dos túmulos, ou dentro do Museu do Cairo. A maioria das vezes é proibida, ou tem de ter a conivência com o guarda do local, com a respectiva gorjeta. As boas fotos só podem ser feitas por profissionais, com as devidas autorizações, para serem publicadas em livros ou revistas. Por isso a maioria das vezes só temos acesso a estas fotos de baixa qualidade, que se encontram na internet,(valha-nos isso). Penso que só deviam ser proíbidas as fotos com flash, pois essas sim, são prejudiciais. O governo egípcio tinha bem mais a lucrar com a permição, que com a interdição, pois a fotografia atrai muito os turistas, e a divulgação dessas imagens aumentaria mais o fluxo turístico... já desabafei!!!

    ResponderEliminar
  5. Ai, ai, ai... Hermínia, depressa, depressa, traga a chibata, e peça as botas altas pretas emprestadas à Teresa! O nosso sunu precipitou-se: a palavra proibidas não tem acento, e não é «permição» mas sim permissão.

    Quanto à gorgeta que o nosso sunu evoca, o famoso bakchich, é de facto uma praga no Egipto de hoje, mas já o era no tempo de Eça de Queirós que dela se queixa... Temos de ter uma paciência especial para suportar algumas das cenas desagradáveis de vendedores e intrometedores, faz parte do percurso (só que não vem no programa das agências).

    ResponderEliminar