terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cheek to cheek


Akhenaton e Nefertiti,
em fragmento de Amarna.




Foto: TMS

4 comentários:

  1. Bonita imagem, Teresa, do período amarniano Está no Museu Egípcio de Berlim, pois é?

    ResponderEliminar
  2. Entre as ruínas da cidade de Amarna (a antiga Akhetaton) apareceram nas escavações feitas em várias casas pequenos altares e estelas que demonstram a existência de um culto familiar e «caseiro» ao deus Aton (representado por um disco solar raiado) e à família real: o rei Akhenaton e sua esposa Nefertiti, surgindo por vezes as filhas do casal.

    Este é um exemplo singelo dessa arte popular e simples, vendo-se aqui o rei e a rainha, face a face, prestes a beijarem-se sob os raios protectores de Aton. Do antigo cromatismo da estela subiste o azul da coroa do faraó (de resto o seu nome era mesmo a coroa azul) bem como na invulgar coroa da rainha, notando-se ainda a coloração dos rostos.

    A estela é rematada em cima por um friso de cabeças de serpentes, um tema ancestral que remontava já ao Império Antigo. Lembram-se da nossa visita da Páscoa, quando vimos algo parecido mas em escala maior no complexo funerário do Hórus Djoser em Sakara?

    ResponderEliminar
  3. Cheek to Cheek, canção primeiro cantada por Fred Astaire no filme Top Hat. Este link é para a mesma canção , versão de Louis Armstrong e Ella Fitgerald. Boa Teresa.

    http://www.youtube.com/watch?v=GeisCvjwBMo

    ResponderEliminar