terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Em fila indiana


Templo de Dendera




Foto: TMS

11 comentários:

  1. Este oportuno contributo da Teresa teve para mim dois motivos de satisfação: primeiro lembrou-me aquele dia 6 de Abril que foi a nossa visita de autocarro a Abido e a Dendera, e depois propiciou-me um desafio que muito aprecio: tentar saber que deuses estavam naquela fila indiana mas muito egípcia.

    Então aumentei a imagem e, embora as inscrições estejam um pouco gastas por acção do tempo, consegui ler o essencial e descobrir que deuses são aqueles. E depois de concluir acerca dos seus nomes tudo se tornou claro para mim: não só vi quem eles são mas ainda porque é que estão juntos em fila e por aquela ordem!

    Eu sei, eu sei, eu sei... Quem mais quer saber?

    ResponderEliminar
  2. Eu, eu, eu...será que tem alguma coisa que ver com a visita de Hathor a Edfu, onde passava 15 dias? Ou com a saída de Hathor para apanhar Sol?
    Chibatadas? Quantas?

    ResponderEliminar
  3. Que Hathor com as característicos cornos de vaca, está lá, é facil de ver... mas os outros estão tão esbatidos, pelo menos para olhos de novatos. Também penso que tem a ver com a procissão anual ao templo de Edfu, onde está Horus... será?
    A imagem é curiosa com a trupe de deuses e deusas a subir alegremente a escada ;-)

    ResponderEliminar
  4. Se bem que o Paulo esteja certamente desejoso de retribuir o castigo que a Teresa se incumbiu de lhe alicar por causa daquela dos «cristãos» de Ramsés II, penso que não é caso para tanto...

    De facto, as hipóteses sugeridas pela Teresa não condizem com as imagens da foto que ela nos ofereceu no seu contributo para o debate. É verdade que a deusa Hathor de Dendera ia passar alguns dias a Edfu com Horuer (Hórus o Grande, ou Hórus o Antigo) em íntimos esponsais. E também consta que a estátua de Hathor era levada pelos sacerdotes até ao terraço do templo de Dendera (e nós estivemos nesse terraço) onde fruia das benesses dos raios solares que lhe retemperavam o corpo e a alma.

    Mas não são estas cenas que aquela fila de divindades evoca. Aliás, a deusa Hathor nem sequer consta naquele desfile. Posso dizer quem é que está lá? Posso?

    ResponderEliminar
  5. Sim, sim...pode, consigo identificar um ou outro, mas nem arrisco...

    P.S: o Paulo diz que são cristãos...

    ResponderEliminar
  6. Estava eu a responder à Teresa e ao mesmo tempo estava o nosso sunu Jorge a responder. E como as actividades foram simultâneas ele não leu o que eu estava a escrever para a Teresa, dizendo, entre outras coisas, que a deusa Hathor não estava lá, porque de facto não está. Aproveito para pedir desculpa porque na resposta para a Teresa a palavra «aplicar» ficou mal escrita.

    E eis senão quando o nosso sunu entusiasta vem agora dizer peremptoriamente que Hathor está lá com os seus cornos de vaca, e diz ele que «é fácil de ver»!... Atenção, a iconografia egípcia regista várias deusas com cornos de vaca liriformes, por vezes a envolver um disco solar. Trata-se de um atributo de deusas com vocação maternal, como é o caso de Hathor e de Ísis, e ainda de Nut, entre outras.

    Ora na imagem até estão duas deusas com cornos de vaca, mas nenhuma é Hathor: uma delas é Nut, deusa do céu, outra é Ísis, esposa de Osíris e mãe de Hórus. Já estou a dar parte da solução.

    Mas posso dizer o resto? Posso?

    ResponderEliminar
  7. Pode, pode...ai, que sofrimento, parece uma tortura...
    O último é o Deus Hórus, será?

    ResponderEliminar
  8. Bom, vou esclarecer o assunto, senão ficamos aqui a noite toda! Só tenho um problema em relação à imagem da Teresa: é que a primeira divindade da fila, à direita, está parcialmente cortada e além disso não se vê a legenda que, como nos outros casos, estaria à frente dela.

    Mas pondo de lado a sugestão do sunu Jorge insistindo na presença de Hathor (Hermínia, pode agarrar na chibata...) e a incrível opinião do Paulo acerca da presença de cristãos no desfile (Teresa, pode ir calçando as botas altas...), restam-nos as seguintes divindades, indo do princípio para o fim da fila:

    - Começo por deixar para o fim a tal figura parcialmente cortada
    - A seguir, e é o primeiro que me interessa para a solução do puzzle, o deus Atum, criador do mundo
    - A seguir, em segundo, o deus Chu (do ar seco)
    - Depois em terceiro a deusa Tefnut (do ar húmido)
    - Em quarto lugar o deus Geb (a terra)
    - Em quinto lugar a deusa Nut (o céu)
    - Em sexto lugar o deus Osíris (eternidade)
    - Em sétimo lugar a deusa Ísis, sua irmã e esposa
    - Em oitavo lugar o deus Hórus (que está aqui no lugar de Set, banido nesta altura)
    - Em nono lugar já não se consegue ver, mas julgo que estaria a deusa Néftis

    Conclusão, Teresa: com estas nove divindades temos afinal aqui a...

    ResponderEliminar
  9. Bravo Teresa, sim senhor, é a Enéade que está ali representada em Dendera, em pleno domínio da deusa Hathor. Mas a verdade é que a meiga e maternal Hathor nada tem a ver com a Enéade (que aliás era de Heliópolis e não de Dendera), por isso não está lá no desfile dos nove deuses da Enéade.

    Mas resta-nos um pormenor para terminar: de facto a Enéade são nove deuses (a palavra é de origem grega e quer dizer justamente «grupo de nove»), e eles estão lá todos - menos o deus Set que aparece ali substituído por Hórus (porque nesta altura Set era um deus maldito) e menos a deusa Néftis porque não coube na foto (ou então a objectiva da máquina da Teresa é curta, não apanha toda a gente).

    Mas então quem é aquela divindade que surge à frente do desfile parcialmente cortada e que já não é da Enéade? - Bom, acaba por fazer parte da Enéade, porque me parece ser o deus Ré, até porque ele tem um disco solar encimado por altas plumas, típico dos deuses solares.

    E não é verdade que o deus Ré, o Sol na sua plenitude, acabou por suplantar Atum no panteão, remetendo o velho deus de Heliópolis, que tinha criado o mundo pela sua masturbação, para o papel de Sol no ocaso?

    E não é verdade que o deus Ré também é um deus criador, dado que tinha criado a humanidade (remet) a partir das lágrimas (remit) caindo a chorar (rem) dos seus olhos?

    Então tudo se percebe: os sacerdotes de Hathor decidiram homenagear a Enéade de Heliópolis, colocando à cabeça do desfile não o deus Atum (que ficou em segundo lugar) mas sim o deus Ré, deus do Sol, sem o qual o mundo não podia viver - e sem o qual a própria deusa Hathor não podia ir ter os seus banhos de sol no terraço do templo...

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da "palestra" do nosso Professor. Se eu fosse brasileiro, diria... "Show de bola".
    É muito interessante conhecer aquilo que se pode tirar desta bela imagem. Aliás no local, há muitas coisas que nos passam ao lado, tal é a quantidade de imagens e de informação presentes nesse templo.

    ResponderEliminar