quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A eternidade a cores


O deus Osíris, senhor da eternidade, e a sua esposa-irmã Isis, dama das Duas Terras.

8 comentários:

  1. Caro Professor, bem vindo ao mundo da "postagem"!
    Bela estreia...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Teresa pelo elogio, fiquei todo contente e orgulhoso quando cheguei a casa e vi o resultado do trabalho levado a efeito no «Entrecopos» (e apesar deles...), com a preciosa ajuda da Hermínia.

    Escolhi um título que dissesse, em poucas palavras, o essencial daquilo que sinto ao olhar para a imagem colorida (passados mais de 3000 anos!) de Osíris e Ísis. Em baixo, como legenda, procurei identificar quem lá está, e que são dois deuses que nas paredes do templo de Seti I em Abido aparecem várias vezes, o que não admira, dado o carácter cenotáfico do monumento.

    Repare-se que o deus Osíris exibe a coroa atef (que não passa da coroa branca da realeza ladeada por plumas) e tem nas mãos vários ceptros: o heka (uma espécie de báculo) ligado ao Sul, o nekhakha (espécie de flagelo) que evoca o Norte, e o do meio é o ceptro uase (prosperidade).

    A deusa Ísis tem sobre uma requintada cabeleira uma coroa compósita formada por um abutre deitado, um plinto e a cornamenta liriforme envolvendo o disco solar. À frente da sua cabeça está escrito «Isit, henut-taui», ou seja, Ísis dama das Duas Terras.

    Note-se ainda a delicadeza com que Ísis põe as mãos no seu esposo e irmão, o seu colar, os braceletes e pulseiras, a cor amarelada da sua pele. Quanto a Osíris, no seu envoltório branco de múmia eterna, tem a pele azul (cor de eternidade), a pêra divina e um colar de aparato com um elemento central de destaque.

    E pronto, estou lançado na aventura das postagens - seja agora o que os deuses quiserem (e eu também).

    ResponderEliminar
  3. Que bom Professor! Agora ainda vamos aprender mais... E que bela imagem para começar. Para todos nós foi um imenso prazer. Em frente....!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Professor!! Em primeiro lugar pela estreia no "mundo da postagem". Depois pela escolha duma imagem tão bonita, e com as cores ainda bastante visíveis, transmitindo-nos a ideia de como seria exuberante na época em que foi feita por Seti I (1303-1289 AC) na XX dinastia. Em terceiro e último lugar, pela sua explicação de todos os elementos visíveis nesta imagem, que nos permite compreendê-la bastante bem.

    ResponderEliminar
  5. حسنا قادمة , que é como quem diz (segundo o tradutor online mais rápido que pude encontrar), Professor, "bem-vindo" em árabe.

    ResponderEliminar
  6. Este blog parece-me "uma coisa" já muito séria e o vicio de o visitar começa a acentuar-se todos os dias. De post para post os escribas aperfeiçoam-se cada vez mais e agora com a "postagem" do Professor este blog será, sem duvida, uma referência no grande mundo da Egiptologia.
    A fotografia é lindissima e a explicação do Prof(como diria o meu amigo Mustafa) como sempre fantástica.
    Cá estarei a visitar-vos todos os dias, lendo atentamente os interessantes post's de todos os escribas deste blog.
    Teresa Neves

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela estreia, caro professor, e mais uma vez, foi um prazer este convívio, entre e com os ditos copos.

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo post, professor, com uma bela foto e ilustradíssima explicação. É um privilegio ter-lo conosco. Ah e também gostei do jantar...

    ResponderEliminar