sábado, 4 de dezembro de 2010

Fascículos como já não se fazem


Prosseguindo na biblioteca de minha estimação, este fascículo da mais bela das Histórias Universais editadas em fascículos, da brasileira Bloch Editores, já praticamente extinta, tem especial significado para mim. Nunca até então tinha visto tão belas imagens como as que esta capa pronuncia às folhas seguintes.


NB: Dão-se alvíssaras a quem encontrar os últimos 2 fascículos desta HU.

2 comentários:

  1. Também um sou um apaixonado pelo coleccionismo de obras em fascículos, levado pelo prazer de ir adquirindo semana a semana, para depois no final os mandar encadernar em volume. Pessoas que não têm este gosto e não compreendem o emotivo gosto de ir vendo o monte a crescer no fluir do tempo já me criticaram: «Mas então porque é que não compras tudo de uma vez só?!»

    Pelo grafismo e pelas cores da imagem postada vê-se que é uma edição antiga da Bloch. Agora, e sem fazer qualquer publicidade, aprecio os fascículos «egípcios» da Planeta Agostini ou os da Orbis Fabbri que vou coleccionando para depois ver os volumes na estante.

    Se eu encontrar os tais dois volumes «epagómenos» em falta da História Universal referida darei notícia. Até lá lembremo-nos que a imagem da capa desse primeiro fascículo mostra o espaldar do trono de Tutankhamon que nós vimos ao vivo no Museu Egípcio do Cairo na visita de estudo da Páscoa de 2010.

    A cena é comovente: a rainha Ankhesenamon a impregnar com óleos perfumados o corpo de seu marido, o rei Tutankhamon - hoje já não se vêem estas intimidades entre os casais...

    ResponderEliminar
  2. É antigo, sim senhor, é do tempo da minha Primária. Por razões que a razão desconhece, meu Pai esqueceu-se de comprar os últimos 5 fascículos ... e só há para aí 3-4 anos dei com 3 deles na alfarrabista Barateira ... mas ainda faltam os dois últimos.

    A Teresa já tinha identificado a imagem e o relatório que me foi "transmitido" coincide com o do Professor. A aluna já está a babar-se com tanta sapiência;-)

    ResponderEliminar