terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nomos do Alto e Baixo Egipto


Supõe-se que os egípcios não nos deixaram mapas e este trabalho de Bill Manley "Historical Atlas of Ancient Egypt"Penguin, 1996, propõe-se colmatar a lacuna. Este mapa dos Nomos mostra a carregado os antigos nomes das povoações (Wast para Tebas, On para Heliópolis, etc.) Abu (Elefantina) seria porventura a capital do Nomo nº 2, que fica bem a Sul de Nekhen (Hieracômpolis).

2 comentários:

  1. Caro Jorge Mateus, achei muito útil a imagem que nos trazes do mapa do Antigo Egipto, com a divisão por nomos.

    ResponderEliminar
  2. Ontem quando vi a postagem do nosso escriba Jorge Mateus com os mapas de Bill Manley fiquei muito perturbado - sobretudo a pensar nos leitores do nosso blogue, entre os quais, nunca é demais lembrar, estarão por certo estudantes de vários graus de ensino e muitos apaixonados pelo antigo Egipto que estão habituados a estes temas.

    Hoje já notei que certos erros de ontem foram melhorados: de facto Uaset (ontem estava Was) refere-se a Tebas (Lucsor) como agora se lê correctamente, e não a Mênfis. Em todo o caso convém lembrar que há versões próprias no nosso país para as formas egípcias, por isso é melhor Uaset que a versão inglesa de Waset.

    Melhor que a expressão grega de nomos (plural: nomoi) para designar a divisão provincial egípcia é melhor a forma egípcia de sepat (plural: sepaut), até porque a forma grega só foi utilizada no final da civilização egípcia! Mais vale então falarmos na 2ª província do Alto Egipto que em «Nomo nº 2», ou na 14ª província do Baixo Egipto do que em «Nomo nº 14».

    Há outros aspectos para esclarecer a partir dos dados de Bill Manley: a designação de On para Heliópolis não é na verdade egípcia, é a que vem na Bíblia, e que é uma adaptação hebraica do nome correcto de Iunu, este sim, o nome egípcio da cidade do Sol onde se venerava Ré. Quanto a Elefantina, em egípcio Abu, era a capital da 1ª província do Alto Egipto (e não da 2ª), logo ali junto à Núbia (Uauat).

    Por fim recomenda-se vivamente que ao fazer o scanner das imagens para postar se proceda depois a um tratamento gráfico das partes que verdadeiramente interessam, em trabalho de «corte e costura» que elimine sombras e áreas supérfluas. Os dois mapas isolados e bem destacados, com as províncias do Baixo Egipto (Delta) e com as províncias do Alto Egipto (Sul) mereciam tratamento diferente, com o Delta postado em cima e o Sul postado em baixo - enfim, conselhos, ou então manias, de quem admira a elegância da arrumação estético-gráfica das imagens egípcias que nos foram legadas pelos escribas e iconógrafos da bela e harmoniosa civilização do Nilo.

    ResponderEliminar