sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Olé

Imagem captada no templo dedicado a Osíris, o Cenotáfio de Abidos. Acontece que não registei em qual das capelas esta foto foi tirada, e o tema intriga-me. Será um ritual de iniciação, uma simples cena rural? Uma coisa é certa, não são os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Foto AL (Abidos, 6/3/2010)

6 comentários:

  1. Caro escriba, se me é permitido dar um palpite, já que tourada não é certamente. Diria que pode ser uma das cenas obrigatórias nos festivais Heb-sed do faraó, a corrida com o touro. Com o rabejador atrás a atazanar o bicho. Não será difícil imaginar que o faraó vai chegar primeiro à meta... Será?

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo Jorge, até porque um dos "forcados" usa, pelo menos, dois elementos distintivos, uma é o tamanho, e outra é a barbicha, própria da realeza. No entanto, a foto, por limitações da máquina e do fotografo, não enquadra a cena toda, que continua...

    ResponderEliminar
  3. Vai mais uma hipótese, tendo o templo, como sabemos, sido dedicado a várias divindades, entre as quais, Seti I, e o seu filho Ramsés II, será que não é o pequeno Ramsés II ali a fazer de "rabejador", bem orientado pelo "cabo" Seti I?

    ResponderEliminar
  4. António, acho que tens razão que são o Seti I e o pequeno Ramsés II, até porque este tem uma trança...

    ResponderEliminar
  5. A cena taurina que em boa hora o nosso amigo António postou encontra-se esculpida na ala sul do templo de Abido, quando, depois de se passar pelo corredor onde está a lista real (mais de setenta nomes de reis desde Meni), se toma a escadaria que leva ao exterior para vermos o Osireion (ou Osireum na forma latina).

    Aí, na sala que antecede a saída, está gravada a cena que representa a captura de um touro que vai ser sacrificado. O rei Seti segura energicamente a corda que prende a pata traseira do animal para o obrigar a cair, e o príncipe herdeiro Ramsés dá uma ajudinha.

    A imagem, impregnada de grande simbologia, não está relacionada com a cerimónia rejuvenescedora do Heb-sed mas sim com o sacrifício do touro a Osíris. Lembram-se que nas outras paredes se via já o touro a ser sacrificado? - E que belos nacos de carne não sairiam dali, bem grelhados ou assados com temperos apetitosos e verduras do Nilo...

    Bom, com tudo isto está na hora de ir almoçar, olhem para as horas em que estou a escrever este comentário. Fiquei com uma voracidade de fazer inveja ao glutão Set!

    ResponderEliminar