quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pré-palmitos


Os antigos egípcios não decorariam uma árvore de Natal, nem correriam a centros comerciais freneticamente buscando por embrulhos e acepipes, mas usavam a ramagem da palmeira nos seus festivais do solstício de Dezembro. Terão sido os primeiros...


Foto

3 comentários:

  1. Mais uma bonita foto do escriba Paulo.
    Temos na imagem um par de colunas palmiformes e outro par com colunas campaniformes.
    Só faltou mencionar o nome do templo, onde foi feita a imagem... acho que é uma informação adicional importante.

    ResponderEliminar
  2. Esta bela imagem que o nosso estimado escriba Paulo (antes da conversão era Saulo) aqui nos oferece, em jeito de prenda natalícia, parece ser do templo de Edfu onde estivemos na visita da Páscoa (e se estiver enganado que Ramsés II me persiga como fez aos... «hebreus» fugitivos).

    As altas colunas que se vêem, ainda com vestígios da antiga pintura, reproduzem elementos da natureza, petrificando afinal os troncos que na fase inicial da história do Egipto se usavam para sustentar os tectos dos espaços sagrados - e tectos cuja cobertura eram ramos de palmeira.

    As lajes de cobertura das salas do templo de Edfu, dedicado a Hórus, ainda lá estão sobre as colunas e as arquitraves, ao contrário de muitos outros templos egípcios onde elas já desapareceram. E note-se que muitas dessas lajes estão enegrecidas pelos fumos das cozinhas de famílias que durante muitos séculos viveram lá dentro - e foi isso que salvou este templo, onde voltarei a estar dentro de quatro meses (he he he).

    ResponderEliminar
  3. A foto não é minha, e é só "clicar" na palavra foto e o link remete para o autor. O templo é o de Hórus, em Edfu, sim.

    ResponderEliminar