segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um longo caminho

Esta foto mostra uma rapariga da etnia AFAR, povo que habita aquilo que hoje é a Etiópia e a Eritreia, mas perde-se no tempo a origem deste e outros povos niloticos, que provavelmente foram contemporâneos dos nossos amigos egípcios. Onde ficava o tal reino de Punt?

2 comentários:

  1. Pois é, amigo António Luís, ainda hoje não se sabe exactamente onde fica o país de Punct, mas tudo leva a crer que seria algures entre a Somália e a Etiópia. Hatchepsut, essa, sabia onde ficava, por isso esta rainha faraó enviou para aí uma expedição, para recolha de materiais que não existiam no Egipto, como pedras preciosas, madeiras exóticas e animais selvagens.

    ResponderEliminar
  2. De facto, a opinião mais comum entre os egiptólogos é que o Punt dos antigos Egípcios ficaria algures onde hoje é a Eritreia e a Somália, que naqueles tempos distantes teriam mais vegetação que nos tempos actuais - e o Punt acabou por ser para o Egipto aquilo que a Índia foi para Portugal.

    A mais famosa expedição egípcia até ao distante e exótico Punt ocorreu no reinado da rainha-faraó Hatchepsut (1479-1458 a. C.), e o acontecimento ficou registado em relevos pintados nas paredes do seu templo funerário de Deir el-Bahari, onde nós parcialmente os vimos na viagem da Páscoa.

    Um pormenor mais de carácter profissional que porventura interessará ao nosso sunu é que as imagens da enorme rainha de Punt mostram que a senhora aparentemente sofria de elefantíase.

    ResponderEliminar